Acessibilidades

A SIVAL – Sociedade Industrial da Várzea, Lda. foi fundada em Fevereiro de 1944. Em 1946, o Sr. Emídio Oliveira Faria entra na sociedade e em 1948, com a aquisição das quotas dos restantes sócios, a empresa passa a ser propriedade exclusiva da família Faria.

Trata-se de uma empresa com capital 100% português, com sede em Leiria e instalações fabris localizadas a cerca de 15 km desta cidade, em Várzeas, freguesia de Souto da Carpalhosa.

A actividade industrial da SIVAL iniciou-se com o Fabrico de Gessos tradicionais para construção civil e indústria cerâmica. Em 1962, inaugurou a sua Fábrica de Plásticos, para produção de tubos e acessórios em Polietileno de Baixa Densidade e chapa em Policloreto de Vinilo (PVC). Ainda no decorrer da década de 60, a evolução do mercado permitiu-lhe iniciar também o fabrico de persianas em PVC.

A constante preocupação em termos de evolução tecnológica e diversificação da actividade industrial, fizeram com que a empresa introduzisse, na década de 70, o fabrico do perfil em PVC conhecido por lambril e, na década de 80, a produção de tubo em Polietileno de Alta Densidade; na Fábrica de Gessos, por sua vez, iniciou-se o fabrico de massas de estucar pré-doseadas.

A década de 90 trouxe novas mudanças a ambas as Fábricas, com o início da produção de tubos em PVC não plastificado (PVC-U) e molduras e cantoneiras em PVC, nos Plásticos, e a aquisição de novos fornos de calcinação e estruturas de produção e mistura de gessos cerâmicos aditivados, nos Gessos. No decorrer desta década, a SIVAL alcança melhorias significativas na sua estrutura produtiva, devido às preocupações da empresa em aceder a mercados cada vez mais exigentes e de maior valor acrescentado.

A preocupação com o desenvolvimento da capacidade produtiva continua neste novo século, através da aposta no aumento da produção de tubos em Polietileno e PVC e de tubos em PP e PE corrugados, bem como através do investimento em novas tecnologias na Fábrica de Gessos.

O início do novo século é marcado também pela certificação dos seus produtos, considerando as novas exigências dos mercados, as necessidades dos clientes, mas também, as necessidades de desenvolvimento e progresso do Grupo SIVAL.

A Gerência